Você tem um food truck, mas ele não está decolando. Você tem poucos clientes ou tem problemas para ser descoberto em sua cidade. O que você deveria fazer?
Ter um food truck, no começo, pode ser muito divertido, mesmo que você não venda muito. Mas se uma ou duas semanas depois você ainda não vender nada, você pode estar com problemas.
Neste artigo, vou falar com você sobre:
- O processo para criar boas estratégias de marketing para um food truck.
- Diferentes estratégias de marketing que você pode aplicar em seu food truck.
Ao terminar de ler este artigo, você saberá por onde começar a construir sua estratégia de marketing. Mas vou avisá-lo, pensar que o marketing para novos negócios não é uma coisa fácil é normal. No entanto, se você já tem seu food truck, já passou pelo trabalho de abri-lo, comprar tudo, obter licenças e muito mais – essa é a parte mais difícil. É por isso que você precisa se convencer de que o marketing é moleza!
Como começar a comercializar seu Food Truck?
Se você já tem seu negócio e o abriu seguindo os passos corretos para abrir um food truck , então já tem tudo o que precisa para começar a criar sua estratégia. Por isso, quero dizer o plano de negócios . Se você já o possui, deve incluir uma análise de mercado completa. Se você não fizer isso, então você tem ainda mais trabalho pela frente. Mas não se preocupe, porque não é tão complexo, e não é impossível.
Pesquisa de mercado para Food Truck
Fazer pesquisa de mercado para um food truck é como fazer para qualquer outro negócio – se você já teve negócios no passado, provavelmente sabe como funciona.
Caso contrário, recomendo que você leia nosso guia sobre como abrir um restaurante . Lá você encontrará os passos detalhados de como abrir um restaurante e, claro, eles também podem ser aplicados a qualquer tipo de negócio de alimentação.
Além disso, se você ainda não fez um, ele lhe dará informações vitais que podem fazer você decidir sobre um conceito diferente para o seu food truck, ou completá-lo para melhor satisfazer seus clientes.
Defina seu público-alvo
É fundamental realizar um estudo de mercado completo para que você possa conhecer seus clientes. Dessa forma, você pode definir seu público-alvo e sua persona de comprador. Lembre-se que a buyer persona é o perfil específico e hipotético de seus clientes ideais.
O bom é que, em todo o mundo, é fácil perceber que o público-alvo de um food truck é bem parecido com este:
- Jovens, entre 18 e 40 anos. Claro, haverá clientes que estão fora desse intervalo .
- Pessoas que trabalham e estão no espectro da classe média (classe média baixa, média e média alta).
- Pessoas que estão abertas a experimentar novas ofertas gastronómicas, que têm gostos mais informais e que preferem a comodidade que um food truck propõe.
Quanto melhor for definido seu público-alvo e seus perfis de buyer persona, melhor você poderá atender às necessidades deles. Você deve adaptar seu serviço com base nas preferências de pessoas reais, portanto, não considere esses dados como exatos para sua situação.
Defina sua estratégia de marca
Depois de definir seu público-alvo e pessoa compradora, você deve definir tudo o que a marca abrange. Você deve definir a imagem da sua marca, suas cores, seu logotipo, seu slogan, uniformes de funcionários e tudo o que afeta a experiência estética que você oferece com seu negócio.
Isso pode afetar até mesmo a maneira como você serve a comida do seu food truck, a maneira como você apresenta a comida nas imagens de marketing e até mesmo o diálogo que você tem com seus clientes. Você deve ter uma marca definida porque dá legitimidade e consistência ao seu negócio.
Quanto mais padronizada e definida for a marca, mais fácil será para seus clientes se acostumarem e lembrarem do seu negócio e da experiência que você oferece. Isso tem muito peso na percepção que os clientes têm do serviço e pode melhorar suas taxas de retenção de clientes.
Identifique os canais de marketing mais eficazes
Agora, é hora de identificar os canais de marketing para o seu negócio. Isso é algo que você precisa definir, novamente, usando as informações que você tem sobre seus clientes.
- Quais mídias sociais eles mais usam de acordo com sua idade e preferências?
- Que tipo de conteúdo e publicidade será mais eficaz para atrair clientes?
- Que tipo de conteúdo você deve postar consistentemente para chamar a atenção deles?
- Você deve usar publicidade paga?
- Você deve usar o marketing por e-mail ou mensagem de texto?
- Você deve usar o Google Maps ou o marketing baseado em localização?
Você deve conhecer bem seus clientes para responder a essas perguntas.
Após definir os canais, você precisa começar a criar estratégias de marketing que sirvam para capturar o máximo de tráfego online (e offline) possível. Mais adiante falarei sobre algumas das estratégias que funcionam melhor quando se trata de food trucks.
Aplique Estratégias de Marketing e Otimize Resultados
Depois de definir os canais e as estratégias de marketing que você acha que funcionarão melhor para você, é hora de começar a aplicá-los. Você deve fazê-lo de forma inteligente, sustentável e constante para captar mais atenção nos canais que escolheu.
Para isso, você deve criar um calendário de conteúdo que cubra as diferentes plataformas que você usará. Dessa forma, você pode maximizar facilmente a exposição do seu negócio.
Se você tem muitas obrigações, pode delegar isso a um gerente de comunidade que pode cumprir várias funções por semana ou dia. Isso incluirá a criação de designs simples, banners, postagens no Instagram, Facebook e YouTube, criação e edição de conteúdo audiovisual e muito mais.
Isso é algo que leva muito tempo e organização. Muitos donos de food trucks desistem disso porque é difícil administrar um negócio e fazer tudo isso ao mesmo tempo. É melhor criar um orçamento de marketing que permita manter a qualidade e a consistência sem que isso seja sua obrigação direta!
Da mesma forma, você deve ficar por dentro de suas estratégias de marketing e de seus resultados, principalmente se estiver investindo dinheiro.
Após alguns meses de uso de várias estratégias de marketing, você poderá escolher as mais eficazes para manter o processo de marketing acessível e sustentável.
Estratégias eficazes de marketing de food trucks
Quando se trata de marketing de food truck, é fácil dizer quais estratégias funcionam e quais não funcionam, especialmente quando comparadas ao marketing tradicional de restaurantes.
Com os food trucks, você precisa criar um relacionamento ainda mais próximo com a comunidade de clientes ao seu redor.
Estas são algumas das estratégias que podem lhe dar os melhores resultados. O bom é que, em vez de um grande investimento, eles exigem consistência. É por isso que o marketing de food truck pode ser bastante sustentável se executado corretamente.
Observação: confira nosso artigo sobre negócios de verão para encontrar ideias mais úteis.
1. Aproveite a Tecnologia
Você deve fazer bom uso da tecnologia, aplicativos e muito mais para maximizar a conveniência do seu food truck. Isso é uma coisa simples, mas considerando que a maioria dos jovens usa aplicativos de pagamento online e que a maioria de seus clientes serão jovens, você deve adaptar seu food truck para aceitar qualquer forma de pagamento.
Você também deve criar uma página web simples, que tenha seu menu e sua localização para que seus clientes saibam onde encontrá-lo.
É fundamental que você tenha seu cardápio online também, talvez com geradores dinâmicos de QR code , para que você economize na impressão do cardápio e também seu negócio esteja alinhado com essa tendência.
Você pode se perguntar como fazer isso e se é caro ou complexo. Mas não poderia ser mais fácil!
Ao usar o Waiterio você terá acesso a todos esses recursos:
- Uma página web gratuita que é gerada automaticamente para o seu negócio.
- Seu cardápio digital para facilitar a oferta de um cardápio com código QR ou em seu site.
- Além disso, os clientes podem pedir a partir do menu digital sem a intervenção de um garçom.
- Terá também a possibilidade de organizar o fluxo da sua cozinha com uma impressora térmica para imprimir os pedidos.
- O sistema POS móvel permitirá que você imprima faturas facilmente.
- Você pode atribuir descontos aos seus clientes e aceitar qualquer forma de pagamento.
- E muito mais.
Experimente agora e tenha acesso a tudo isso em minutos!
2. Construindo relacionamentos com as comunidades
Além de se concentrar no aspecto online e tecnológico de administrar um negócio móvel leve, você também deve se concentrar na construção de relacionamentos no mundo real.
A verdade é que os food trucks são um modelo de negócio ainda mais social do que os restaurantes – promover food trucks é semelhante ao marketing de bar nesse aspecto. É por isso que você se beneficiará muito construindo uma comunidade em torno de seu food truck ou juntando-se a comunidades existentes em sua cidade.
Pode ser qualquer tipo de comunidade, como equipes esportivas, certos tipos de empresas ou trabalhadores de escritório, pessoas que moram em uma determinada área da cidade e muito mais.
Construir uma comunidade é difícil, especialmente se você não é uma pessoa social, porque você tem que se dar a conhecer. É benéfico porque ajuda a humanizar o seu negócio e tirar um pouco da natureza corporativa de qualquer negócio.
Você deve participar de comunidades ou criar uma comunidade autêntica, sendo o mais honesto possível. Você não pode fingir , porque as pessoas saberão quando você está tentando se juntar a elas apenas pelo dinheiro.
É por isso que pode ser benéfico para você participar de eventos sem seu food truck, oferecer ajuda para arrecadar fundos para causas importantes e muito mais. Tudo isso fará de você uma parte importante da comunidade – e seu food truck com você!
3. Marca e merchandising incríveis
Uma boa imagem de marca pode lhe dar a possibilidade de criar merchandising de marca para seu food truck. É exatamente isso que você deve ter em mente ao criar sua estratégia de branding. Lembre-se de que quanto mais ressoar com seus clientes, mais fácil será capturar sua atenção e fazê-los comprar seus produtos.
Você pode criar todos os tipos de mercadorias atraentes para seus clientes – roupas, copos personalizados e muito mais.
Isso se qualifica como uma estratégia de marketing porque quando seus clientes usam sua mercadoria, eles estão criando uma prova social de que seu produto ou serviço é ótimo.
Além disso, se você está lucrando com sua mercadoria, pode usar essa fonte de renda para melhorar suas estratégias de marketing. Uma estratégia de marketing autossustentável não soa nada mal!
4. Conteúdo audiovisual de alta qualidade para publicação em todos os canais
O conteúdo é rei – você pode ler isso em todos os lugares porque é verdade. Teria sido aconselhável que você criasse estratégias de marketing com blogs no passado.
Agora, a frase correta seria “conteúdo audiovisual é rei”. Lembre-se de que esse é um público jovem que provavelmente consumirá conteúdo em mídias sociais como TikTok, YouTube, Instagram, Twitter e Facebook (ou Meta).
É por isso que você deve adaptar sua estratégia de conteúdo a essas mídias, o que significa que você deve criar vídeos que sirvam para:
- Promova seu cardápio, comida ou marca.
- Entretenha seus clientes e sua comunidade.
- E eduque seus clientes.
Atualmente, essas mídias também podem ser usadas para você compartilhar coisas como sua missão, visão e valores de forma tácita. Isso é vital para que os clientes entendam o propósito do seu negócio e sua importância na comunidade.
5. Estratégias de retenção de clientes
Se os food trucks têm algo em comum com outras empresas de foodservice, é a necessidade de reter clientes . A fidelidade do cliente é algo que você deve ter em mente em todos os momentos e em tudo o que faz com o seu negócio.
A chave para criar estratégias eficazes de retenção de clientes é maximizar a conveniência que sua empresa oferece. Pode ser algo simples como:
- Envio de cupons via SMS ou e-mail.
- Dando descontos em pratos específicos.
- Venda de pratos convenientes e de baixo custo.
- Oferecendo promoções semanais ou diárias.
- Oferecendo benefícios extras, como bebidas grátis após a conta da alimentação atingir o valor X.
- E mais.
Isso faz com que seus clientes se sintam valorizados. Se você fizer isso corretamente, eles voltarão para você sem pensar. Além disso, a outra chave para a retenção de clientes é a consistência .
É fundamental padronizar os pratos que você serve para oferecer sempre a mesma qualidade – se você mudar algo pequeno, como a marca dos picles que usa, pode perder clientes.
6. Criação de conteúdo ao vivo e postagens de mídia social
Se você já criou uma comunidade, o conteúdo ao vivo pode ser benéfico . Estratégias como fazer um fluxo surpresa indicando sua localização atual e uma promoção interessante que atraia sua base de clientes podem gerar muito lucro.
Além disso, redes sociais como o Instagram oferecem muitas vantagens. Você pode postar uma grande variedade de conteúdo envolvente e publicar postagens regulares com as mesmas ofertas para maximizar sua exposição.
Se você criar uma comunidade grande o suficiente em sua cidade, poderá até criar um canal no YouTube . Isso depende muito do seu público, mas você pode até criar canais no Discord . Assim, você pode compartilhar informações interessantes com seus clientes em Lives ou mensagens para esses canais. Isso pode incluir promoções, mensagens simples indicando onde você estará naquele dia específico, se está oferecendo serviço de entrega, adicionando itens ao menu e muito mais.
Vá onde seus clientes e sua comunidade estão!
O marketing de um Food Truck é um desafio
O marketing é um desafio para todas as empresas de alimentos. O problema dos food trucks é que eles são mais dinâmicos – ironicamente, essa também é a vantagem deles. É por isso que é vital maximizar a retenção de clientes e criar uma comunidade (ou várias).
Ao contrário de um food truck, um restaurante está sempre no mesmo lugar, estático, esperando seus clientes que sabem onde está, e que vêm de um raio de aproximadamente 5 quilômetros.
Os food trucks têm o mesmo raio, mas podem alterá-lo, o que significa que podem fazer parte de diferentes comunidades sem problemas. Ainda assim, construir e manter essas comunidades é o verdadeiro desafio.
Você criou uma comunidade em torno do seu food truck? Comece agora!