Você está cometendo esses erros? Ao longo dos anos, vários negócios de cafeterias faliram porque não atenderam a determinados critérios antes ou depois da abertura. As cafeterias são empresas alimentícias muito interessantes, compactas e lucrativas. Em muitos casos, eles são bem-sucedidos e podem criar uma base de clientes fiéis. Afinal, quem vive sem café? No entanto, alguns proprietários cometem erros que os impedem de abraçar totalmente o sucesso com este modelo de negócio. Neste artigo, abordarei esses erros e fornecerei soluções diretas para cada um deles. Vamos direto ao assunto!
1. Começando sem capital suficiente
Começar um negócio sem capital suficiente é facilmente um dos erros mais comuns cometidos pelos proprietários de empresas. Porém, quando se trata de cafeterias, esse erro é ainda mais comum. As pessoas geralmente pensam que abrir uma cafeteria não exige muito dinheiro, e estão certas, mas isso apenas quando comparado a empresas maiores, como restaurantes. Isso é um erro porque geralmente faz com que os proprietários subestimem a quantidade de dinheiro de que precisarão, o que significa que estão abrindo um negócio com capital suficiente para cobrir tudo à medida que cresce. Isso acaba custando muito mais. A dívida aumenta rapidamente!
Como evitar esse erro?
Para evitar esse erro, você precisa fazer o seguinte:
- Crie um orçamento detalhado para tudo que você vai precisar – como mencionei no artigo sobre como abrir uma cafeteria , você pode contar com a ajuda de um consultor especializado para entender completamente o que você precisa. Este orçamento deve incluir uma lista de todos os equipamentos, ingredientes e itens diversos de que você precisa, com nomes e descrições detalhadas dos modelos para evitar confusão e, claro, o preço total.
- A segunda coisa que você precisa fazer é estudar os custos operacionais que você terá ao abrir a cafeteria. Isso inclui folha de pagamento, serviços de contabilidade, despesas diversas e tudo que custa dinheiro para manter seu negócio funcionando por um mês.
Depois de saber o que é necessário para administrar o negócio e quanto dinheiro você já possui, saberá se tem dinheiro suficiente para tudo. Você também deve saber quanto dinheiro precisará investir no negócio todos os meses até que ele se torne lucrativo. Uma etapa extra é calcular as projeções caso você ainda não tenha iniciado seu negócio. É assim que você sabe quanto dinheiro a empresa ganhará para ajudá-lo a carregar o peso. E é aqui que você age.
- Se você puder pagar, é bastante seguro abrir seu negócio.
- Se não puder, é uma boa ideia começar a procurar empréstimos, investidores e associados ou simplesmente continuar economizando dinheiro até ter o suficiente para começar. Isso também é o que você teria que fazer se já tivesse iniciado seu negócio.
2. Subestimando a importância da qualidade dos grãos de café
O segundo maior erro que os proprietários cometem é subestimar a qualidade dos grãos de café de que necessitarão para o seu negócio. Os grãos de café são um assunto complexo. Existem diversas variedades de grãos e níveis de torra – e você não pode simplesmente armazená-los, manuseá-los ou prepará-los igualmente. Há também a opinião de seus clientes. Pergunte isto durante a pesquisa de mercado:
- Que tipo de café eles preferem?
- Qual o método de preparo de café mais comum na sua cidade?
- E finalmente, você pode satisfazer isso?
O fato é que quem toma café provavelmente o faz diariamente e também tem um gosto específico, assim como o café em casa. Geralmente, você não consegue conhecer o gosto de cada cliente e, claro, não pode forçá-los a ir à sua cafeteria sempre que precisarem de café. Então, a única razão pela qual você pode competir com o café caseiro é a qualidade – a menos que eles realmente gostem de café e tenham o equipamento em casa. Então, por isso não se pode simplesmente usar o café que eles têm em casa, é preciso oferecer um café superior em sabor e aroma .
Como evitar esse erro?
Existem duas soluções principais. Torne-se um especialista em café estudando-o a fundo e estudando os diferentes métodos de preparo e, bem, praticamente tudo sobre ele. Ou você pode simplesmente contratar um consultor para ajudá-lo a descobrir o melhor tipo de café e os métodos de preparação que você pode usar. Essa é a maneira mais rápida de garantir que você está usando café de alta qualidade. Claro, certifique-se de provar muitas xícaras antes de escolher os melhores grãos de café – e lembre-se de que você pode escolher grãos diferentes para preparações diferentes!
3. Não ter uma boa marca para diferenciar
Ao ter uma cafeteria, assim como em qualquer outro negócio de alimentos, é difícil impactar profundamente os clientes para causar uma impressão duradoura, porque provavelmente há muitos concorrentes. É por isso que criar uma boa estratégia de marca e tudo o que ela implica é ideal.
Como evitar esse erro?
Simplesmente, crie uma estratégia de marca abrangente que permita que sua cafeteria atraia e retenha clientes. É mais fácil falar do que fazer, mas esforçar-se para criar uma estratégia sólida certamente terá retorno no longo prazo se você adotar a abordagem correta.
- Primeiro, você precisa tentar compreender profundamente seus clientes.
- Em seguida, você precisa ter uma ideia central de marca que certamente causará uma impressão nos clientes.
Isso está intimamente relacionado ao seu conceito, portanto, criar um bom conceito ao criar seu plano de negócios pode economizar muito tempo e esforço. Concentre-se na criação de um conceito e estratégia de marca que torne sua cafeteria única e original – isso é mais fácil quando não há muita concorrência ou todos os concorrentes são semelhantes. Você também pode brincar com diversas ideias no processo de desenvolvimento do seu negócio e testar cada uma delas com amostras variadas de clientes, se possível. Você também pode começar seu negócio de uma forma mais simples, como um food truck/cafeteria, para testar suas ideias. Depois de ter algo bem-sucedido, você pode avançar para criar um negócio mais tradicional.
4. Não ter contabilidade/gestão de custos adequada
Isto pode apresentar-se de muitas maneiras diferentes, mas uma questão muito prejudicial é criar uma cafetaria e não gerir bem os preços e custos. Este é um problema que afeta todos os tipos de negócios. Nas cafeterias, tem tudo a ver com a forma como você administra os custos dos ingredientes. Além disso, você também deve arcar com os custos da folha de pagamento e outras despesas, como diversas e até mesmo de marketing. Você precisa administrar seu orçamento de maneira adequada para ter controle sobre seu negócio e mantê-lo sempre lucrativo.
Como evitar esse erro?
Este é um erro comum se você não reservar um tempo para basicamente fazer as contas. Você deve calcular tudo o que lhe permite oferecer qualidade aos seus clientes e ao mesmo tempo manter o negócio lucrativo, em vez de brincar de ouvido. Por exemplo, você deve calcular porções para cada xícara de café preparada, a quantidade de leite que usará para bebidas específicas e muito mais. Tudo o que você prepara em sua cafeteria deve ter uma planilha de custos detalhada. Também é uma boa ideia padronizar procedimentos para minimizar erros e perdas e educar sua equipe para que preparem o café usando as mesmas receitas.
Algo que pode te ajudar a evitar esse erro é conhecer o seu negócio como a palma da sua mão. Uma boa forma de estudar se o seu negócio está dando certo é estudar como ele está se saindo em termos de vendas e lucratividade . O PDV do Waiterio oferece insights sobre o seu negócio com relatórios diários, semanais e mensais completos. Dessa forma, você poderá saber se seu negócio está realmente crescendo. Saiba mais sobre o que o Waiterio tem a oferecer aqui .
5. Não escolher um local decente
Agora, esse é sempre um dos principais erros que sempre aparecem em listas como essas. E, sem dúvida, não há como ignorá-lo. Não escolher o local certo para o seu negócio é uma forma segura de desperdiçar seu dinheiro e esforço. Isto porque os seus clientes provavelmente virão dos 5 km circundantes – a menos, claro, que o seu negócio seja demasiado atraente para os clientes, independentemente da sua localização, o que normalmente não é o caso. Não precisa ser o melhor, mas certamente deve ser decente e também oferecer oportunidades para melhorá-lo. Além disso, escolher o local errado pode significar que os clientes ao seu redor não fazem parte do seu mercado-alvo e, portanto, não estão interessados no seu negócio. Você também pode escolher um local próximo à concorrência e não conseguir superá-la em termos de vendas. Também pode haver outros problemas relacionados à acessibilidade ou visibilidade – se seus clientes não conseguem alcançar ou ver sua empresa, você está em apuros!
Como evitar esse erro?
Existem várias soluções para este problema. Você deve identificar o maior problema com o local específico para resolvê-lo de forma eficaz – obviamente, escolher o local certo é a melhor maneira de evitar quaisquer problemas.
- Se o seu local não tiver a visibilidade ou acessibilidade corretas, há pouco que você possa fazer a não ser focar em uma estratégia de marketing que torne seu restaurante atraente por outros motivos. Além disso, você precisa se concentrar em atrair clientes a todo custo, mas é claro, primeiro você deve determinar se valerá a pena o custo.
- Se os clientes do seu negócio não fazem parte do seu público-alvo, você pode tentar ampliá-lo e criar ofertas e promoções atraentes para diferentes clientes.
- Além disso, você pode tentar enfrentar a concorrência criando promoções, usando marketing criativo e até mesmo criando alianças com outras empresas.
- E, finalmente, e esta certamente será a solução mais eficaz, basta mudar para outro local – certifique-se de explorar e estudar todas as soluções possíveis para o seu problema antes de optar por esta.
Mudar o seu negócio não é realmente uma boa ideia, especialmente para empresas que dependem tanto da retenção de clientes.
Qual a melhor maneira de evitar erros ao abrir uma cafeteria?
A melhor forma de evitar qualquer tipo de erro é experimentar e estudar todas as possibilidades antes de iniciar o negócio. Isso significa criar um plano de negócios completo que permita reconhecer as diferentes ameaças e fraquezas do projeto que você tem em mente. Investir muito tempo, esforço e dinheiro para entender seu negócio e como torná-lo bem-sucedido pode evitar muitos problemas mais tarde. Esperamos que este guia o ajude a evitar esses erros e a manter sua empresa segura.