Quer melhorar os lucros do seu restaurante, mas não sabe por onde começar? Essas cinco dicas vão ajudar!
A indústria de restaurantes pós-pandemia é um campo de batalha no momento. Em todo o mundo, proprietários e gerentes não têm certeza de cada passo que dão. A indústria está reagindo com muitas coisas, e até mesmo donos de restaurantes experientes estão tendo problemas. Ainda assim, há esperança, porque mesmo nesses tempos você pode encontrar restaurantes que estão indo muito bem e crescendo. O que eles têm em comum? Neste artigo, falarei sobre 5 estratégias diferentes que restaurantes prósperos estão usando para aumentar seus lucros. Vamos começar!
Nem todos os restaurantes são iguais
Vamos começar afirmando o óbvio. Nem todos os restaurantes são iguais, então todas essas dicas para otimizar a margem de lucro do restaurante podem não ser aplicáveis em todas as situações. No entanto, nos certificamos de incluir várias estratégias. Quanto melhor você conhecer seu negócio e o estado atual da indústria em sua área local, mais preparado estará para aplicar um ou todos eles.
1. Otimize funcionários e horários
A primeira dica é você controlar o que você tem mais controle, que são seus funcionários, o horário e o horário de trabalho. Esta é uma dica variável porque não posso dizer a todos para fazer algo específico. Basicamente, existem duas opções:
- Se você acha que seu restaurante não precisa de otimização a esse respeito e está satisfeito com a produtividade de sua equipe, deixe-o estar.
- Se você acha que requer alguma otimização, vá em frente e aplique as seguintes otimizações.
São dicas simples que você pode usar para melhorar a produtividade e o valor que obtém de sua equipe.
A primeira área a otimizar é a equipe
Existem duas maneiras de otimizar sua equipe. Dispensar alguns de seus funcionários é uma delas, mas não é uma decisão fácil. Com toda a honestidade, não recomendo que você pense em demitir seus funcionários, a menos que seja absolutamente necessário. Isso significa que a outra maneira é melhor, que é aumentar a produtividade por funcionário. Você pode fazer as duas coisas, mas tente fazê-lo sem cair em práticas ruins, como falta de pessoal e excesso de trabalho de seus funcionários. Para isso, as soluções são:
- Para saber exatamente a quantidade de trabalho que você precisa cobrir em seu restaurante.
- Ter alguns funcionários curinga apenas no caso de esse limite ser atingido.
- E para otimizar o fluxo de trabalho em seu restaurante.
Falando em otimizar o fluxo de trabalho, a maneira mais fácil de otimizá-lo é usando um software moderno como o Waiterio. Você obtém ferramentas como autoatendimento com códigos QR e até um site gratuito. Eles podem mudar o jogo se você os usar bem. Essas são as mesmas ferramentas que tornam as cozinhas fantasmas um negócio muito viável! Hoje em dia, estratégias como essas são aplicáveis a quase todos os restaurantes devido à evolução do setor.
A segunda área a otimizar é o cronograma
Otimizar sua equipe não é uma solução completa sem otimizar o cronograma. A otimização da programação do seu restaurante permite que você aproveite o horário comercial intenso. Isso depende muito do tipo de restaurante e clientes que você tem, portanto, pense bem. Outra boa ideia é conversar sobre isso com sua equipe, pois isso dará a eles a opção de criar seu próprio horário flexível – se você estiver aberto a isso, é claro. Por exemplo, pode optar por abrir e fechar o seu negócio uma hora mais tarde, ou vice-versa, ter um horário variável para diferentes dias da semana ou do mês, e muito mais. Ambas as áreas de foco se complementam, portanto, fazer uma sem a outra pode ser inútil.
2. Otimize seu cardápio em qualquer lugar
Manter seu cardápio ágil é vital nesses tempos. O preço do seu estoque pode mudar diariamente devido a mudanças na demanda. É por isso que você deve ficar de olho em:
- Gestão de inventário
- E relacionamento com fornecedores
Sem entrar em muitos detalhes, você pode otimizar seu inventário :
- Aplicando o método de gerenciamento de estoque primeiro a entrar, primeiro a sair.
- Executando o inventário apertado com base nas mudanças na demanda do consumidor.
- E de olho nos preços.
Este último ponto de foco significa ser próximo de seus fornecedores. Em alguns casos, é aconselhável contratar alguém para se concentrar apenas nessa tarefa de gerenciamento de recursos. Mas o que isso tem a ver com o seu menu? Bem, lidar adequadamente com o estoque e as relações com fornecedores significa que você pode:
- Mude os preços do menu.
- Oculte os itens do menu temporariamente ou remova estrategicamente os pratos do menu se eles ficarem muito caros.
- E mantenha uma boa rotação de pratos.
Esta será uma dica difícil de aplicar. Se você tiver um chef experiente e versátil, poderá fazer isso facilmente. Isso também refletirá na sua base de clientes. Se o seu restaurante é, por exemplo, um negócio que oferece estabilidade aos seus clientes, é melhor aumentar os preços e manter o cardápio. Se o seu restaurante é um centro de ofertas gastronômicas surpreendentes ou experimentais, essa dica pode ser a estratégia perfeita para acompanhar uma cadeia de suprimentos instável.
3. Resolva primeiro os problemas de alta prioridade
Se há algo que é sempre verdade ao administrar um negócio, é que haverá problemas inesperados. É por isso que você deve resolver os problemas de alta prioridade assim que eles aparecerem. O problema real com essa abordagem é saber quais são de alta prioridade. É por isso que a dica certa por trás disso é você criar sistemas para descobrir qual é o melhor curso de ação para cada cenário. Existe um sistema simples de três etapas para isso que pode funcionar para você:
- Estude exaustivamente o problema em questão.
- Estude as possíveis ramificações que o problema causaria se você não o resolvesse rapidamente. Você também deve estudar as ramificações de curto, médio e longo prazo, para saber quanto tempo tem antes que seja catastrófico.
- Encontre uma solução que permita que seu restaurante sofra o menor dano possível.
Essas etapas são simples na teoria, mas podem levar muito tempo para serem dominadas na prática. Você ainda não deve deixar que pequenos problemas se acumulem ou estará criando um problema que acabará com os negócios a longo prazo.
4. Tome a iniciativa de se adaptar às tendências do setor
Aceitar as tendências da indústria de restaurantes em seu negócio parece uma aposta, especialmente quando se trata de sistemas caros, mudanças muito profundas que não podem ser desfeitas e muito mais. No entanto, as tendências da restauração que vêm para ficar são fáceis de identificar: têm sempre bons suportes em diferentes partes do globo . É por isso que você deve acompanhar as tendências da indústria de restaurantes . A chave para saber quando implementar uma nova tendência é responder a perguntas como:
- A tendência está aparecendo em diferentes países?
- A tendência está sendo aplicada em vários lugares que lembram a sua cidade?
- E claro, você consegue aplicar a tendência no seu restaurante de forma eficiente? Esta é a pergunta mais difícil de responder porque você deve conhecer muito bem o estado atual do seu negócio para decidir. Além disso, você deve conhecer sua base de clientes!
Afinal, se está trabalhando em algum lugar onde as condições são as mesmas da área local do seu restaurante, aplicar sem pensar duas vezes é uma boa ideia. Você também pode estudar se seus concorrentes estão aplicando novas táticas que são tendência em outras partes do seu país. Às vezes, você não precisa realmente percorrer o mundo para descobrir a tendência que seu restaurante precisa para decolar. No entanto, eles podem ser uma grande fonte de inspiração!
5. Use serviços convenientes de terceiros
Serviços, aplicativos, softwares e até serviços mais básicos como limpeza, lavagem a seco, contabilidade, jurídico e outros são essenciais na hora de administrar um restaurante hoje em dia. Você precisa acompanhar muitas coisas, desde os esforços de marketing até a satisfação do cliente, enquanto executa as operações básicas do seu restaurante. É natural, a sociedade, os hábitos de consumo e muito mais estão mudando. Se você acha que acompanhar muitas coisas é opressor, simplificar algumas áreas, como o software de PDV, pode ajudar. É aí que entra o Waiterio. Restaurantes de todos os tamanhos precisam de liberdade e versatilidade, então decidimos criar um PDV que te dê exatamente isso. Com o PDV do Waiterio , você poderá:
- Verifique os relatórios de vendas sempre que quiser.
- Mantenha todos os dados de vendas do seu restaurante seguros na nuvem.
- Gerencie as vendas de diferentes canais, como vendas on-line, retirada e entrega.
- Exporte relatórios em planilhas úteis.
- Agilize o processo de vendas em seu restaurante e muito mais.
Da primeira à última interação com seus clientes, o Waiterio pode torná-la mais rápida e muito mais eficiente. Se você precisa de um novo sistema POS, experimente o Waiterio. Temos um teste grátis !
Pequenas mudanças podem levar a grandes benefícios para o seu restaurante a longo prazo!
Essas dicas simples não são fáceis de aplicar. Como eu disse, você deve conhecer o seu negócio para saber se são aplicáveis. Você também deve conhecer sua base de clientes e funcionários – certifique-se de incluí-los no processo de tomada de decisão para melhorar seus resultados. Caso contrário, essas mudanças aparentemente pequenas podem se tornar um problema maior, como você ter que renovar totalmente sua equipe de BOH ou FOH ou ter que recalcular todos os preços em seu menu. Isso pode levar algum tempo para você, então certifique-se de que seu restaurante esteja pronto para essas mudanças primeiro. Confira nosso artigo sobre como definir objetivos para o seu restaurante para obter mais informações.